quinta-feira, 24 de março de 2011
Propriedades físicas dos materiais
As propriedades físicas são características das substâncias. Servem para indicar se um material é constituído por uma unica substância ou se é uma mistura de várias substâncias. As propriedades são usadas também para caracterizar e identificar substâncias e verificar, com certeza, a ocorrência de transformação química. Além disso, as propriedades físicas são muito importantes na separação de uma mistura e na determinação do grau de pureza das substâncias separadas. As propriedades físicas utilizadas são: densidade,ponto de fusão, ponto de ebulição,condutividade térmica e elétrica, maleabilidade,permeabilidade, entre outras.
A turma da 8ª série, através de atividades experimentais, estudou uma das propriedades citadas acima: a densidade. Entendendo-se por densidade a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume.
Uma das atividades foi a comparação da densidade do refrigerante diet e o normal.
Esta atividade consiste em mergulhar em um recipiente transparente os dois tipos e refrigerante e observar ocorrido.
Vimos que o refrigerante normal afundou, enquanto o diet flutuou.
Concluimos que o refrigerante diet é menos denso, pois sua massa é menor no mesmo volume (350 mL ) e portanto a densidade também.
Ao estudarmos a composição química dos respectivos refrigerantes constatamos que o refrigerante normal´contém açúcar, enquanto que o diet, aspartame.Isso comprova a diferença de massa e de densidade dos dois refrigerantes.
Propriedades dos materiais
As propriedades dos materiais são as qualidades que o caracterizam. Pelas propriedades sabemos o que é próprio do material.Os metais são bons condutores de calor e eletricidade e por isso são utilizados para fazer fios, por exemplo.
Existem propriedades que podem ser percebidas pelos órgãos dos sentidos. Elas são denominadas propriedades organolépticas. São elas: cor, odor, sabor, e estado físico. Estas propriedades são válidas em muitos momentos, especialmente para identificar a qualidade dos alimentos. Entretanto, tais propriedades não são as mais adequadas para identificar apropriadamente a maioria das substâncias.
A turma da 8ª série, através de atividades experimentais, tentou fazer a identificação de algumas substâncias usando apenas os sentidos(visão, olfato, tato e gustação).
A conclusão da turma foi que o nosso olho não é uma parâmetro para identificar substâncias é preciso mais alguns critérios, pois duas substâncias não foram identificadas corretamente. Somente a observação nem sempre leva-nos a conhecer a substância. Precisamos saber outras propriedades dos materiais.
Assinar:
Postagens (Atom)