quinta-feira, 18 de março de 2010

5ª série A Prô não esqueceu de vocês- Leiam

A engrenagem da vida


Você já viu como é um relógio por dentro? Ele tem um montão de engrenagens, que são aquelas rodinhas com "dentes" que se encaixam umas nas outras. Quando uma dessas engrenagens se move, ela move também a que está encostada nela, que move a seguinte, e assim vai. Mas, e se uma engrenagem encrenca e pára? Aí todas as outras param, certo?

Pois com a vida na Terra acontece uma coisa parecida. Em um ecossistema, cada ser vivo - e também os elementos, como a água, o vento e o solo - é uma engrenagem, e é importante para manter a roda da vida girando. Mesmo os serezinhos mais modestos, que a gente não sabe para que servem, são fundamentais para manter o equilíbrio na Terra. Essa interdependência entre os seres vivos e o planeta é uma das grandes razões para cuidarmos direitinho da biodiversidade!

Não deu para entender? Então preste atenção nesse exemplo: um bicho, que a gente vai chamar de X (bonito nome, não?) tem uma carne muito gostosa e, por isso, é alvo de vários caçadores. Como todo mundo está caçando o X, ele acaba se extinguindo.

E agora? Bom, vamos imaginar que o X se alimentava de frutas Y e bichinhos pequenos W. Sem o X na jogada, todo mundo sai perdendo: as frutas Y, que não vão ter mais quem espalhe suas sementes por aí (ou você não sabia que muitos animais "trabalham" como polinizadores para as plantas?), vão acabar se extinguindo também. E os bichos W? Bom, sem seu predador natural, eles vão se reproduzir demais, comer demais, acabar com a comida e…morrer de fome!

E agora, deu para entender como a biodiversidade é importante?

Leia mais em canalKids.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário