quinta-feira, 22 de abril de 2010

Como estudar para uma melhor aprendizagem-Dicas

Como estudar
Introdução/Motivação
1-Estude porque aprender é construir sua personalidade.
Estude porque aprender é uma aventura.
2-Pense sempre que não é difícil aprender. Se milhares de estudantes estão agora aprendendo, porque você não haveria de aprender também?
3-Não julgue que você aprende algo sem se interessar. Procure criar interesse.
Escreva uma relação de motivos por que deve estudar cada disciplina.
Dê utilidade ao que estuda. Procure usar o que aprendeu.

4-A aprendizagem é como uma corrente: cada elo seguinte depende do elo anterior.
Quando encontrar uma dificuldade, procure o elo que está faltando.
Se você não consegue aprender alguma coisa, não é por falta de inteligência: É que falta aprender algo que serve de base para a nova aprendizagem.
Organização
5-Fixe o lugar e as horas em que estuda. Isto o ajudará a se habituar com seu estudo.
Organize um horário não só de estudos, mas de todas as atividades.
Não estude sem resolução e energia. Quando resolver estudar, faça-o a todo vapor.
6-Não faça longos períodos de estudo. Não queira aprender tudo de uma vez.
Aprenda bem um pouquinho e veja como isso contribuirá para continuar aprendendo.
Você é como um carburador de automóvel: "depois de afogado não pega mais."
7-Não faça períodos de estudo muito curtos. Assim você desperdiça o esforço que foi necessário para "esquentar o motor" ( obter concentração ).
8-Prepare seu "equipamento" para estudo: livros, papeis, canetas, lápis, dicionários, etc...
Cuide também do ambiente (luz, calor, vento, ruídos, etc...).
Não deixe que as circunstâncias atrapalhem seus estudos.
9. Quando iniciar os estudos, avise a todos em casa: "vou estudar".
Não interrompa seus estudos por qualquer coisa.
Convença-se de que estudar é um trabalho pesado.
10-Comece o estudo de uma nova lição com uma "leitura de reconhecimento".
V á até o fim da lição, não pare no meio.
Depois, faça uma divisão da lição em tópicos. Elabore um índice de quais tópicos que devem ser estudado, um levantamento das palavras-chaves, etc...
11. Durante o estudo, faça desenhos, diagramas, esboços do assunto.
A visualização facilita muito a compreensão e ajuda a fixação.
Uma imagem vale mais que mil palavras.
12. Após estudar, adote as seguintes técnicas:
Faça um questionário para você mesmo responder;
Faça um esquema/índice do que estudou.
13. Decorar é um subproduto de compreender, e não o contrário.
Veja se sabe aplicar o que você aprendeu em um caso (ou exercício) diferente.
14- As vezes você pensa que não está aprendendo apesar do esforço que faz. Pura Ilusão!
A aprendizagem está sendo acumulada, quando você menos esperar ela pode jorrar
como uma fonte.
15- As partes ajudam a aprender o todo, mas o todo é que traz a compreensão das partes.
Uma casa é feita de um monte de pedras, mas um monte de pedras não é uma casa.
Procure compreender as definições, os princípios, a regra geral.
16. O pior processo para aprender algo é ler e reler o texto simplesmente.
Faça sempre resumos, sínteses, julgamentos, avaliações.
17- Leia jornais, revistas e livros (outros que livros didáticos).
A leitura vai enriquecer sua linguagem, o que é fundamental para os estudos.
Também, a leitura vai lhe trazer outras informações e "abrir seus horizontes".
Os alunos que lêem tem "outra mentalidade".
Relacionamento
18. Quando não gostar de uma disciplina, procure analisar o por que.
Se você acha que o professor não sabe ensinar, mostre que mesmo assim você consegue aprender.
19. As desculpas quase sempre não são razões verdadeiras.
São máscaras com que nos defendemos para não enfrentar a verdade.
Enfrente a dificuldade e faça o que puder, da melhor maneira.
20. Não seja tímido. Não diga "estou com vergonha". Diga: "eu não sei bem este assunto".
Faça perguntas (apropriadas e oportunas) --- mesmo que os colegas reajam.
É obrigação elementar do professor responder perguntas.
21. Para ouvir uma aula é preciso esforço consciente.
Fique ouvindo como quem discute com o professor.
22. Estude em grupo, com mais alguns colegas (de 2 a 4).
Duas cabeças pensam melhor que uma. Converse sobre o que foi estudado.
Mas não deixe ser "levado pelo grupo",
É conveniente ter feito um estudo individual antes de fazer um estudo em grupo,
24. Ensinar a um colega é a melhor forma de aprender.

terça-feira, 20 de abril de 2010

8ª série- RevisÃO___ ESTUDEM, GALERINHA!!!!




Misturas Homogêneas e Heterogêneas

Granito: mistura heterogênea de pedras.
Antes de definirmos as misturas, é preciso saber o que são substâncias:
Substância pura é a substância (ou composto) formada exclusivamente por partículas (moléculas ou aglomerados) quimicamente iguais.
É muito difícil encontrarmos substâncias puras na natureza. Em geral, elas são produzidas em laboratório, por processos de fracionamento de misturas ou métodos de purificação. Qualquer fração dessas substâncias apresenta a mesma característica que as demais, sempre igual a da própria substância.

Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes.
As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Fase é cada porção que apresenta aspecto visual uniforme.
Existe uma diferença entre solução e composto, as soluções não têm composição fixa como a dos compostos, ou seja, as quantidades de cada elemento presentes nas soluções podem variar e estar em qualquer proporção.

Exemplos de misturas homogêneas: as águas salgadas, o ar, apresentam uma única fase. A água do mar contém, além de água, uma quantidade enorme de sais minerais. O ar é uma mistura de nitrogênio e oxigênio que apresenta aspecto homogêneo.

Exemplos de misturas heterogêneas: água e óleo, granito. A água e o óleo não se misturam, sendo assim, é um sistema que apresenta duas fases e cada uma é composta por uma substância diferente. O granito é uma pedra cuja composição é feita por uma mistura heterogênea de quartzo, feldspato e mica, podemos ver pela diferença de cor de cada pedra.

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