quinta-feira, 25 de março de 2010

6ª série - Curiosidades interessantes



QUAL É O MAIOR SER VIVO?
A maior criatura do planeta foi descoberta apenas em 1996: um fungo que cresce sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no estado de Oregon,Estados Unidos.
Esse Amrmillaria ostoyae, popularmente conhecido como " cogumelo do mel ", nasceu como uma partícula minúscula, impossível de ser visata a olho nu, e foi estendendo seus filamentos durante um período estimado de 2400 anos. Da superfície, dá para ver apenas suas extremidades junto aos troncos de árvores, mas debaixo da terra ele ocupa 880 hectares- o equivalente a 1220 campos de futebol.
Até descobrirem o fugo Armillaria ostoyae, amaior criatura do mundo era uma árvore, a seqóia General Sherman, na Califórnia com 83 metros de altura.
a baleia azul é o maior animal da Terra: chega a medir 30 metros de comprimento e a pesar 135 toneladas.
O elefante é o maior doa animais terrestres: 3,50m de altura e 6400Kg.
O homem mais alto registrado media 2,72m
(Revista Superinteressante Especial-Mundo Estranho)
Logo, logo posto mais algumas curiosidades e também atividades de revisão.
Qualquer dúvida, escrevam no comentário ou na aula
Até mais...

segunda-feira, 22 de março de 2010

22 de março dia Mundial da àgua

22 de março dia mundial da água


Dia Mundial da Água
por Mônica Vitória | 22/03/2010
Saiba como ajudar a preservar esse elemento essencial à vida
































Você chega em casa, solta a bolsa, lava as mãos, abre a geladeira e mata a sede com um refrescante copo d´agua. A caminho do banho, dá um alô para as queridas plantas e constata que estão precisando ser regadas. Isso você fará com prazer, já a louça esperando na pia e as roupas de molho na máquina de lavar, ih, melhor esperar a diarista cuidar dessa parte amanhã. Muito bem. Agora faça uma pausa e volte ao começo da matéria. Entre em casa novamente e imagine o seu mundo sem água. Não dá sequer para conceber a idéia, não é mesmo? Segundo especialistas, se não começarmos a cuidar das reservas de água do planeta já, ficarmos sem esse precioso líquido é exatamente o que vai acontecer.


Dia 22 de março é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas para celebrar o Dia Mundial da Água. Mais do que uma comemoração, é um momento para conscientizar a população do planeta a respeito dos problemas relativos à escassez deste elemento indispensável à vida. Cerca de dois terços do corpo humano são constituídos de água, assim como a superfície terrestre, que tem dois terços de sua composição líquida. É o elemento que melhor simboliza a essência humana. No entanto, embora a Terra seja conhecida como o "planeta azul", a água disponível para consumo não é tão abundante como se pode imaginar.



“Embaixo do solo brasileiro encontra-se 97% da água potável subterrânea em estado líquido do planeta.”


Aproximadamente 97% da água do planeta é salgada. Pouco mais de 2% é doce, mas não está disponível à população, pois encontra-se na forma sólida, em geleiras, calotas polares e neves eternas. Sobra menos de 1% - na verdade, cerca de 0,3% apenas - de água potável para o uso, em rios, lagos e reservatórios subterrâneos. Além disso, menos de 1% dessa água doce disponível provém de fontes consideradas renováveis. "O risco da falta de água é um fato. O homem está cada vez mais se concentrando em cidades - 82% da população brasileira vive em áreas urbanas. Isto gera uma demanda excessiva por água", afirma o engenheiro e ambientalista David Zee, professor do Departamento de Oceanografia e Hidrologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


A situação é grave no mundo inteiro (especialmente no Oriente Médio, que conta com pouquíssimos recursos), mas podemos dizer que o Brasil é privilegiado. O país conta com cerca de 12% da concentração mundial de água doce e, segundo a Unesco/ONU, possui o maior volume de água doce renovável, com mais 6.220 bilhões de metros cúbicos a serem aproveitados. Embaixo do solo brasileiro encontra-se 97% da água potável subterrânea em estado líquido do planeta. "O Brasil é uma das grandes reservas hídricas do mundo, mas a maior parte da água potável está no Norte e no Nordeste, enquanto a população se concentra nas regiões Sul e Sudeste do país. A demanda é desproporcional", compara David Zee.

quinta-feira, 18 de março de 2010

5ª série A Prô não esqueceu de vocês- Leiam

A engrenagem da vida


Você já viu como é um relógio por dentro? Ele tem um montão de engrenagens, que são aquelas rodinhas com "dentes" que se encaixam umas nas outras. Quando uma dessas engrenagens se move, ela move também a que está encostada nela, que move a seguinte, e assim vai. Mas, e se uma engrenagem encrenca e pára? Aí todas as outras param, certo?

Pois com a vida na Terra acontece uma coisa parecida. Em um ecossistema, cada ser vivo - e também os elementos, como a água, o vento e o solo - é uma engrenagem, e é importante para manter a roda da vida girando. Mesmo os serezinhos mais modestos, que a gente não sabe para que servem, são fundamentais para manter o equilíbrio na Terra. Essa interdependência entre os seres vivos e o planeta é uma das grandes razões para cuidarmos direitinho da biodiversidade!

Não deu para entender? Então preste atenção nesse exemplo: um bicho, que a gente vai chamar de X (bonito nome, não?) tem uma carne muito gostosa e, por isso, é alvo de vários caçadores. Como todo mundo está caçando o X, ele acaba se extinguindo.

E agora? Bom, vamos imaginar que o X se alimentava de frutas Y e bichinhos pequenos W. Sem o X na jogada, todo mundo sai perdendo: as frutas Y, que não vão ter mais quem espalhe suas sementes por aí (ou você não sabia que muitos animais "trabalham" como polinizadores para as plantas?), vão acabar se extinguindo também. E os bichos W? Bom, sem seu predador natural, eles vão se reproduzir demais, comer demais, acabar com a comida e…morrer de fome!

E agora, deu para entender como a biodiversidade é importante?

Leia mais em canalKids.com.br

8ª- série- Essa é para vocês!!




REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO DO DIA 25 DE MARÇO


1-Um caderno, um lápis e o ar que respiramos apresentam muitas diferenças entre si. Quais as propriedades que permitem classificá-los como matéria?

2- Explique as características de cada fase da matéria.

3- Quando retiramos um refrigerante gelado da geladeira e o deixamos em cima da mesa logo percebemos que a garrafa ficou "suada". Explique como apareceram essas gotas de água.

4-As vezes em manhãs frias quando a temperatura é inferior a 0ºC verificamos o fenômeno da geada. Explique como esse fenômeno ocorre. Qual é a mudança de estado ocorrida?
5-Um frasco de iogurte informa que contém 320g do produto. A quanto equivale essa massa em quilograma?
6- O rótulo de uma garrafa de água mineral informa "contém 1,5 litro". A quantos mililitros corresponde esse volume?

quarta-feira, 17 de março de 2010

É difícil cozinhar no Everest?

É difícil cozinhar no Everest?

Todos sabemos quando a água em uma chaleira está fervendo, pois observamos sua agitação e a formação de bolhas dentro do recipiente. E se por um descuido, esquecermos a chaleira fervendo por muito tempo, lá se vai o nosso chimarrão!¹ Mas, ao observar uma poça de água no chão, veremos que ela desaparece lentamente. Isso quer dizer que, apesar da ebulição e a evaporação serem dois tipos de vaporização, a evaporação é um fenômeno de natureza diferente da ebulição.



Ebulição e evaporação são dois tipos de vaporização




Evaporação

Um líquido evapora quando algumas de suas moléculas, as mais rápidas, devidamente orientadas na superfície do líquido, atingem a superfície e escapam para o ar.

Dessa forma, a intensidade da evaporação depende de vários fatores, dentre os quais:



> A influência da natureza do líquido

Se colocarmos cinco gotas de éter comum em um béquer e cinco gotas de água em outro, será possível observar que o éter irá evaporar com maior rapidez que a água.

A rapidez de evaporação de substâncias, como o éter, depende das forças que unem suas moléculas. Por isso, um líquido com moléculas fracamente ligadas irá evaporar mais facilmente que outro em igualdade das demais condições. É como se alguns líquidos "resistissem" mais a separação de suas moléculas devido a força de atração intramolecular existente. Exemplo dessa força é a famosa "ponte de hidrogênio", uma ligação considerada forte que ocorre entre o hidrogênio e um elemento muito eletronegativo (Flúor, oxigênio e Nitrogênio por exemplo) a qual está presente em um dos principais constituintes do nosso corpo, a água. O Naeq já publicou um artigo sobre "Ponte de Hidrogênio, força intramolecular intrigante!".



> Temperatura

Quanto maior a temperatura, maior a energia cinética média das moléculas. Isso significa que mais rápidas ficam as moléculas do líquido tornando mais intensa a evaporação. De modo geral, qualquer líquido evapora a qualquer temperatura.



> Superfície de contato

Quanto maior a área do líquido exposta ao ar ou vapor, mais rápida será a evaporação pois mais moléculas estarão passando para o estado de vapor. Não confundir "área" do líquido com o "volume" do líquido em evaporação. Considerando recipientes com o mesmo volume de um líquido, evaporará mais rapidamente o recipiente que propiciar uma maior área de contato com o ar.



> Pressão reinante

A pressão tem um valor determinante no processo de vaporização de um líquido. Ela atua como um agente facilitador ou um obstáculo na passagem das moléculas mais rápidas e orientadas da superfície do líquido que promovem o processo de transição entre a forma líquida e a forma de vapor. Portanto, quanto maior a pressão, mais dificilmente as moléculas com potencial para saírem do estado líquido e passarem para a forma de vapor conseguiram tal feito.



Ebulição

Ao contrário da evaporação, a ebulição só ocorre em uma certa temperatura, denominada temperatura (ou ponto) de ebulição.

O ponto de ebulição depende de dois fatores fundamentais:



> Natureza do líquido

Quanto mais fraca for a união entre as moléculas, mais baixo será o ponto de ebulição pois menos energia será necessária para separar as moléculas umas das outras.



> Pressão exercida sobre o líquido





Em regiões altas, a pressão atmosférica é menor do que ao nível do mar; devido a diminuição da camada de ar sobre o dado local. Por isso, os líquidos entram em ebulição mais facilmente em grandes altitudes. Quanto maior a altitude, menor será a temperatura de ebulição e menor será a pressão reinante.

De modo geral, a cada quilômetro acima do nível do mar, a temperatura de ebulição diminui 3°C. Assim, se numa dada altitude a água ferver a 66°C teremos 34/3 = 11km, ou seja, no alto de uma montanha de 11km de altura; o Everest está lá pelos 8,5 km logo 8,5x3 = 25,5; 100-25,5= 74,5°C (essa é aproximadamente a temperatura da água a ferver no alto do Everest)

Sabemos que a temperatura é importante até no simples ato de preparar um chá. Por isso, embora a água ferva mais facilmente no ato de uma montanha, há um aspecto negativo nessa questão: cozinhar alimentos em recipientes abertos fica mais difícil, além do chá ou café aquecido nessa temperatura não ter o mesmo gosto :-)

Assim, cozinhar feijão em uma panela aberta no alto de uma montanha, por exemplo, será um processo mais lento do que se cozinhássemos ao nível do mar.



Nas panela de pressão, a água ferve

acima de 100°C devido à alta pressão dos vapores da água no interior da panela. Por serem fechadas, as panelas de pressão não são influenciadas pela altitude




¹ Chimarrão: bebida típica da região sul do Brasil (Rio Grande do Sul mais precisamente). Para saber mais sobre essa bebida, acesse: http://ervamateonline.vila.bol.com.br/



Emiliano Chemello

echemell@ucs.br



Para saber mais...



> Biblioteca Virtual Leite Lopes

http://www4.prossiga.br/lopes/prodcien/fisicanaescola/cap18-3.htm

Atividades de revisão- 7ª série (Células e tecidos)



Texto jornalístico

Leia o texto a seguir para responder às questões 1 a 4.

Fila que mata
“O Brasil é o segundo país em transplantes de órgãos do mundo e financia 92% das operações, mas apesar desses números animadores ainda há cerca de 65 mil pessoas esperando na fila para esse procedimento. Dependendo do tipo de transplante, o tempo de espera pode variar de um ano (para coração) a 11 anos ( para rim). Muitos pacientes morrem antes de conseguirem o órgão. Na fila para receber o fígado – espera média de 4,5 anos – a taxa de mortalidade é de aproximadamente 55%. “
(Revista Ciência Hoje, abr. 2007,p. 53)

1- Além dos 3 exemplos citados no texto, dê mais 5 exemplos de órgãos.
2- Os órgãos são um dos 4 níveis de organização do corpo humano.
3- Quais níveis de organização são mais simples do que os órgãos?
4- Como se chama o nível de organização do corpo humano que é formado por órgãos?
5- Como se chama o sistema do corpo humano que, mediante o recebimento e envio de informações (pelos neurônios), coordena a atuação dos demais sistemas do corpo humano?
6- Emita sua opinião sobre a doação de órgãos.

Química e o cotidiano, uma relação infinita


Química é a ciência capaz de tratar da matéria, das transformações ocorridas com as substâncias e da energia envolvida nessas transformações. Mas esta é uma definição muito geral sobre uma Ciência, sem dúvida, profunda.
É importanye saber que os conhecimentos de Química são aplicados nas mais variadas áreas, e estão em contato a todo momento. A Química é muito vasta em seus conhecimentos, precisamos dela para explicar desde fenômenos ambientais, até as simples transformações das quais somos testemunhas em nossos lares, como cozinhar, por exemplo.